Abril vai provar que o mercado brasileiro estava em terceira marcha, mesmo com queda de 18,33% nas vendas, de acordo com a Fenabrave, Abril passado já foi o melhor da história. Ou seja, mesmo em queda, as vendas já estão em alta. Estranho? Isso representa uma vitória do mercado nacional no início da era pós-IPI reduzido.
Foram faturados 430.299 veículos no geral, mas entre os automóveis e comerciais leves, foram 261.922 emplacamentos. Até agora, o país produziu ao todo 1.649.407 veículos, sendo 1.012.419 carros e comerciais leves.
Como maior novidade do mercado, a Hyundai derrubou a Honda e assumiu o sexto lugar, ficando atrás da Renault e das quatro grandes.
O Gol continua em primeiro, e logo depois a lista volta ao normal, com Palio e Uno em segundo e terceiro lugares, desbancando o Celta que em março vendeu 19.000 unidades, caindo agora para 11.500. A briga entre Siena e Voyage nem mesmo é mais uma briga. O modelo da Fiat vende quase o dobro de seu concorrente.
O mesmo se pode dizer da briga entre Strada e Saveiro. Já dentre os sedãs mais vendidos, tivemos uma queda boa, com o Corolla vendendo “apenas” 4.700 unidades. Mas quem desceu feio mesmo foi o Civic, ficando com 2.400 carros vendidos.