Carros: saiba quais são os prós e contras da garantia estendida
Custo do serviço para carros novos variam de R$ 1,2 mil a R$ 2,5 mil. Quando o carro perde a garantia de fábrica, as concessionárias oferecem aos clientes um pacote para estender este prazo. No carro zero, o consumidor pode esticar a proteção em mais um ou dois anos.
Dependendo do prazo e do modelo, o custo do serviço varia de R$ 1,2 mil a R$ 2,5 mil. A ampliação de prazos começa a valer assim que vence a garantia da montadora.
É uma garantia completa: abrange motor, câmbio, ABS, suspensão, sistema elétrico, entre outros itens. O “seguro de saúde” do carro também inclui serviços prestados nas próprias concessionárias da marca, com peças genuínas.
Mas a oferta não vem das montadoras, ela é um serviço exclusivo das concessionárias, gerenciada por uma empresa de seguros terceirizada. Na hora de fechar o contrato da garantia estendida, o Procon-SP recomenda observar as cláusulas contratuais, coberturas e abrangências, para avaliar a efetiva proteção.
O semi-novo também pode ganhar um tempo extra na garantia. Neste caso, a cobertura é de, no máximo, um ano e cobre apenas motor e câmbio, com assistência 24 horas. Para essa proteção, saem do bolso,em média, R$ 300. A vantagem é que o investimento pode valorizar o usado na hora da revenda.
Fonte: V News