Recall: Em quatro meses, montadoras fazem 22 convocações
Segundo o Procon – SP, as montadoras fizeram 22 convocações nos últimos quatro meses. Só na primeira quinzena de Abril, quinze modelos de automóveis e oito modelos de motos foram chamados à revisão por defeitos de fabricação.
Graças ao acesso fácil à informação, hoje os consumidores podem saber de um recall até antes de acontecer, dependendo do caso, já que muitos clientes fazem reclamações junto às montadoras e às vezes sem resposta, procuram a internet e outros meios para divulgar o ocorrido.
As montadoras – às vezes – reconhecem os defeitos e promovem a revisão dos veículos para preservar a imagem da empresa e atender o consumidor.
Mesmo assim, algumas chamadas não são divulgadas e se restringe apenas aos consumidores que detectaram o problema, o tal chamado “recall branco”. Quem se sente lesado vai até a revenda e resolve o problema.
Essa forma de recall beneficia apenas as montadoras, que não ficam expostas na mídia diante do problema.
Recall já está se tornando um hábito corriqueiro na indústria automotiva. Quem se sentir lesado pelo defeito e pelo descaso de uma montadora, pode procurar o Procon ou órgão de defesa do consumidor para resolução do problema.